Aliada ao desmatamento, a queima de combustíveis fósseis emite muitos gases de efeito estufa, e contribui para o agravamento das mudanças climáticas. É claro que muito disso acontece na produção intensa de empresas e indústrias, mas você sabia que a emissão de carbono também acontece dentro das nossas casas?
Vamos por partes: primeiro, o que é emissão de carbono?
A emissão de carbono nada mais é do que a equivalência de impacto no aquecimento global proveniente da emissão de gases como o próprio Dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros que contém flúor e cloro, que resulta no efeito estufa, diretamente atrelado às mudanças climáticas.
Para você ter uma ideia do quanto nossa rotina emite esses gases, vale notar que, no início de 2020, durante o pico do isolamento social, as emissões diminuíram significativamente, mas voltaram a registrar alta conforme o retorno das atividades, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
Gases como metano (CH4) e óxido nitroso (N20) são responsáveis por grande fatia das mudanças climáticas devido ao maior poder de aquecimento global, mas o CO2 ocupa uma fatia grande dessa responsabilidade por causa da quantidade que é emitido. Segundo um dos relatórios do IPCC, a natureza não consegue absorver o nosso estilo de vida cada vez mais atrelado à emissão de gases de efeito estufa, por isso, ocorre um aumento significativo da concentração atmosférica de CO2e no mundo inteiro.
Com maior concentração de CO2 na atmosfera, os raios solares refletidos da superfície são parcialmente retidos na atmosfera e assim aquecem o planeta fazendo com que estivéssemos em uma estufa. Esse aquecimento na temperatura do planeta torna as condições de vida para as espécies cada vez mais difíceis. É por conta desse fenômeno que o clima do planeta entra em desequilíbrio, fazendo, por exemplo, com que os mares transbordem e os desertos fiquem mais secos.
Países e empresas já têm compromissos legais e voluntários com a preservação do planeta a partir da redução e neutralização das emissões de carbono. Mas e você, o que tem a ver com isso?
A emissão de carbono no nosso dia a dia
Andar de carro, viajar de avião, selecionar produtos, descartar coisas e usar energia são atividades que emitem carbono e colaboram com as mudanças climáticas. Mudar hábitos e fazer escolhas mais sustentáveis ajudam a diminuir esse impacto, mas não conseguem evitar todas as emissões do dia a dia.
Confira atividades cotidianas que são fonte de emissão de carbono:
- Deixar luzes acesas por muito tempo
- Consumo excessivo de carne vermelha
- Dirigir carros particulares
- Viajar de avião
- Descarte incorreto de lixo, ou seja, que impede o reaproveitamento para uma segunda vida
- Consumo de ultraprocessados
- Consumir combustíveis fósseis , ou seja usar muita gasolina
- Consumir muitos produtos importados
- Consumo irracional de água, desperdício
- Comprar muitos produtos com embalagens de plástico
É claro que algumas dessas atividades podem ser reduzidas, como o consumo de carne e o uso consciente de recursos. Mas, algumas coisas estão diretamente ligadas com o nosso estilo de vida básico. Por exemplo: com o home office e um número maior de pessoas na residência, é natural que o consumo de energia seja alto; assim como, chegamos a alguns destinos apenas por viagens de avião.
Dicas para um dia a dia mais sustentável:
- Opte por produtos retornáveis e recicláveis
- Dê preferência a produtores locais, desenvolve a economia local e reduz deslocamento particular
- Prefira consumir de empresas comprometidas com a sustentabilidade
- Consuma mais alimentos orgânicos
- Use sacolas reutilizáveis para compras no mercado
- Doe roupas antigas e compre novas em brechós
- Vá de carona ou bike para o trabalho
- Utilize mais o transporte público
- Mantenha em dia a revisão do carro
- Eletrodomésticos modernos consomem menos energia
- Segregue seus resíduos recicláveis evitando contaminação e permitindo que o ciclo de reaproveitamento continue
- Se possível, opte pelo etanol na hora de abastecer
- Compense a pegada de carbono das atividades que emitem CO2
O que ainda não dá para reduzir, podemos compensar
Neste contexto, a Ambipar coloca nas mãos das pessoas o que só era possível para as grandes empresas: a possibilidade de compensar o carbono emitido do seu consumo através dos créditos verificados da plataforma Ambify, acessível pelo celular. O que se espera é acelerar a conscientização e a mudança de comportamento, de modo a fazer crescer o movimento pela preservação do nosso planeta de forma orgânica e natural.
Para colaborar com o equilíbrio do clima e reduzir a sua pegada de carbono, cada mudança de hábito conta. E o que não der para mudar, você pode compensar com os créditos de carbono certificados da Ambipar!
Os créditos de carbono Ambify
Os créditos de carbono da Ambify provêm da conservação de florestas (REDD+), da agricultura regenerativa, que condiciona o solo e aumenta seu potencial de armazenar carbono e da economia circular, que transforma resíduos em matéria-prima, reinserindo-a nos processos industriais.
Assim, ao adquirir os créditos, você tem em mãos mais um jeito de regenerar o planeta. Baixe o app, descubra sua pegada de carbono e compense as emissões daquilo que ainda não der para reduzir. Acesse a Apple Store ou a PlayStore e baixe agora!